Foco – 7 dicas essenciais para melhorar o seu

Foco – 7 dicas essenciais para melhorar o seu!

 Quem já se viu conversando com alguém e no meio dessa conversa a pessoa simplesmente pega o celular e te deixa falando com o vento? Ou então percebeu que simplesmente abandonou uma tarefa no meio e foi se lembrar disso horas ou dias depois? Durante o dia somos constantemente interrompidos. WhatsApp, Facebook, Instagram, telefone, alguém nos chamando e muitas outras interrupções. E o que impressiona é que na maioria das vezes que somos interrompidos somos levados a priorizar o que nos interrompe em detrimento do que estamos fazendo ou de alguém que está conosco. Parece que estamos vivendo uma era de ansiedade profunda. Não conseguimos esperar para ver um e-mail ou uma mensagem de WhatsApp, mesmo sabendo que provavelmente essa mensagem possa esperar. Pior ainda, nós sabemos que muitas vezes essas mensagens são totalmente irrelevantes. As pessoas combinam de se encontrar e quando se encontram ficam conversando com quem não está presente.

E o que isso tudo tem a ver com foco? Tem tudo a ver. Diante disso não conseguimos começar e terminar algo. Não realizamos tarefas com excelência. Fica tudo “meia boca”. No fim das contas essas distrações todas fazem com que tudo fique mais ou menos. Percebe que quando você pega seu telefone para falar com alguém no WhatsApp e ignora a pessoa que está ao seu lado, na realidade você não conversa direito com ninguém? Você se preocupa em ouvir quem está do seu lado e não deixar sem resposta quem está do outro lado do telefone. E faz tudo pela metade. É uma forma de auto sabotagem enorme. Você piora suas relações e ainda não tem êxito nas suas tarefas.

Por que não começar e terminar o que está fazendo? Acredite, essa é a melhor saída. Aqui seguem algumas dicas importantes para você melhorar seu foco e consequentemente melhorar suas relações e sua performance no que quer que esteja fazendo:

  1. Lembre-se sempre dos seus objetivos e deixo-os visíveis. Se seus objetivos são suficientemente relevantes para você, eles te guiarão a ter foco no que você está fazendo. Cole na parede uma meta especial, num local aonde você sempre possa ver. Programe sua semana no seu Planner e fique sempre perto dele, assim você sempre se lembrará quando desviar do seu foco.

  2. Treine utilizar o celular de forma menos intensa. Desabilite as notificações do seu celular durante o dia e programe horários em que você vai ver se tem alguma coisa nova. Comece se disciplinando para pegar o celular de 30 em 30 minutos (se você é do tipo que não consegue ficar nem 5 minutos sem olhar para a tela dele). Acredite, isso faz uma diferença enorme. Com o tempo você vai se habituando a ficar menos dependente.

  3. Utilize a tecnologia a seu favor. Se você não consegue ficar longe do celular de jeito nenhum, faça ele te avisar que você precisa voltar a focar. Deixe no seu fundo de tela uma mensagem motivadora, programe avisos periódicos durante o dia com lembretes do que você precisa terminar. “Se você não consegue combater seu inimigo, junte-se a ele”.

  4. Lembre-se das vezes que você foi trocada pelo celular. Quando você se pegar ignorando alguém que está a sua frente para responder uma mensagem, lembre-se que quando foi com você, não foi nada legal.

  5. Treine seu cérebro par ter mais foco. Nosso cérebro é como um músculo que precisa de estímulo para não atrofiar. Várias são as técnicas para você treinar a mente em ser mais focado. Tente desligar tudo por 5 minutos e apenas mentalizar o que precisa ser feito durante o dia. Nos dias seguintes aumente os 5 minutos para 10 e 20. Você vai ver a diferença!

  6. Comece com duas listas To Do. Uma lista com suas tarefas do dia e a outra com as tarefas terminadas. A lista com tarefas terminadas só aceitará uma nova tarefa após a anterior estar completa. Após se acostumar a terminar uma tarefa antes de começar outra, passe para uma lista apenas e faça um “tique” de feito numa tarefa terminada. Mas só inicie outra tarefa após a anterior estar “ticada”.

  7. Cuide de sua alimentação. Cuidado com alimentos muito ricos em carboidratos e com doses muito grandes de cafeína. A sua alimentação tem muito a ver com seu foco no dia a dia. Uma alimentação leve e hábitos saudáveis sempre ajudarão seu cérebro.

Lembre-se, só você é responsável pelas suas atitudes. Você é quem vai pagar pelo ônus de não fazer as coisas de forma bem-feita e você vai se beneficiar com o bônus de estar satisfeito. Sua disciplina só depende de você.

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