Concurso público: 5 dicas para se preparar e para passar

A atual realidade econômica do país tem feito com que muitas pessoas se interessem por empregos estáveis. Os concursos públicos são a melhor opção para quem não deseja ser atingido pelo fantasma do desemprego. Não é por menos, já que o Brasil tem enfrentado uma crise financeira sem precedentes. Além da estabilidade na profissão, o funcionário público conta com uma série de benefícios, como empréstimos com taxas de juros muito pequenas, diversos descontos, dentre outros.

Embora os concursos representem uma excelente forma de se conduzir a própria carreira, estes são bastante concorridos. Há pessoas que dedicam-se exclusivamente a estudar para as provas, são os chamados “concurseiros”. Para vencer a concorrência e conseguir a tão sonhada vaga no funcionalismo público, deve-se ter em mente que a prévia preparação é algo de suma importância no caminho para alcançar esse objetivo. Conheça algumas dicas para se atingir a meta:

1- Reserve um horário para estudar:

Pode parecer óbvio, mas dispor de um tempo diário de estudo é a principal base para que se obtenha êxito nas provas. É importante que seja sempre no mesmo período do dia para que se crie uma rotina e não haja desistência. Montar um grupo com pessoas interessadas no mesmo assunto pode ser um meio de se assimilar os conteúdos mais facilmente, mas verifique se as reuniões não o farão perder o foco.

2- Escolha um lugar adequado:

Fuja de ambientes onde não se possa estudar com tranquilidade. Lugares onde televisores ou aparelhos de som ficam o tempo todo ligados são uma grande empecilho na vida de quem quer ser aprovado em um concurso. Reserve um local onde se possa estar com a mente completamente em sintonia com o que precisa ser estudado. Se for preciso, peça para não ser incomodado por um determinado tempo.

3- Prepare-se para possíveis mudanças:

Os altos salários e a quantidade farta de benefícios são características que fazem um concurso se tornar irresistível. Em muitos dos casos o local de trabalho fica em outra cidade, o que requer mudança de residência. Quando se pleiteia uma vaga desse tipo, nada melhor que fazer um planejamento para o caso de haver aprovação.

4- Estude continuamente:

O conhecimento é algo que se adquire de diversas maneiras. Até mesmo um telejornal fornece ao candidato uma boa fonte de informações que, vez por outra caem nas provas de concursos. Isso decorre da grande importância que os acontecimentos cotidianos têm na vida da população, sobretudo quando os assuntos tratam de economia, política, avanços da ciência, etc. É imprescindível, entretanto, ater-se apenas aos meios de comunicação confiáveis.

5- Monte uma boa estratégia:

O estilo da prova pode ser conhecido através das que já foram aplicadas em concursos anteriores. Por isso é importante que o candidato realize simulados para ir se familiarizando com o conteúdo. Na hora de solucionar as questões deve-se atentar para o tempo disponível e priorizar aquelas cujas respostas parecem mais fáceis e deixar as mais complexas para o final. Interpretar corretamente tudo o que é questionado também é imprescindível para o sucesso no concurso.

Hoje você pode utilizar diversas ferramentas para te ajudar, motivar e organizar seus estudos. Aqui na Evertop temos o Planner que tem módulo de estudos, Argolados, Planners de Mesa para ajudar no seu dia a dia e muito mais.

Lilas            Modulo Study