Planejamento e Atitudes – 8 Dicas Importantes para Conquistar seus Objetivos e Sonhos

Planejamento é a chave do sucesso.

Hoje em dia nos deparamos com muitas distrações. Facebook, WhatsApp, Twitter, blogs, e-mails, TV e muitas outras. Quando começamos uma atividade, ficamos olhando para o telefone e somos interrompidos constantemente.  Quando chegamos no fim do dia é que vamos perceber que não fizemos nem metade do que gostaríamos de ter feito. Nosso planejamento foi em vão e vem aquele peso na consciência e uma promessa de ter mais disciplina no dia seguinte. E no dia seguinte tudo se repete.

Algumas dicas básicas de planejamento e atitudes vão te ajudar a conquistar seus objetivos, deixar as distrações de lado e realizar sonhos. 

1- Tenha metas SMART – Específicas (specific do inglês), mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo definido. Uma meta SMART vai te ajudar muito na hora de agir para conquistar um objetivo. Não adianta nada ter uma meta muito genérica e ampla, como “Emagrecer 15kgs”. Para que faça sentido e você alcance esse objetivo a meta precisar ser bem elaborada: Ex: “Quero emagrecer 15kgs, em 5 meses, sendo 3kg por mês, pois quero melhorar minha auto estima e minha saúde”. Percebe que o objetivo é muito claro e a motivação será bem maior? O Planner Evertop segue a metodologia SMART nas páginas de metas. Veja aqui.

2- Planeje as etapas do seu objetivo – A vitória ama o planejamento. Escreva num papel todas as etapas para você atingir um determinado objetivo. Será muito mais fácil você conquistar algo se você já souber o caminho a percorrer. Escreva a etapa, os recursos necessários e o tempo de execução. Por exemplo, se sua meta for emagrecer 15kgs:

Etapas Recursos Necessários Tempo
Preparar cardápio semanal Nutricionista 1 dia, todos os domingos
Correr 5 km, 3x por semana Orientação profissional, tênis e roupas adequadas

Durante 5 meses

3- Quando estiver executando alguma atividade, tenha foco. Faça até o fim! Hoje temos muitas atividades simultâneas e acabamos deixando muitas coisas pela metade e até esquecendo delas. Tenha sempre um papel ao seu lado ou uma lista de atividades To Do, como essa aqui, e anote tudo o que você precisa fazer. Se surgir algo novo durante uma atividade, anote e faça depois. Tenha disciplina com seu planejamento.

4- Muito cuidado com o celular. Desative as notificações de WhatsApp e redes sociais. Acredite, 99% das suas conversas por WhatsApp não são mais importantes do que as atividades que você está executando. Essas conversas podem esperar. Seus sonhos não irão te esperar acabar uma conversa sem relevância.

5- Lembre-se, você e só você é responsável pelos seus sonhos e metas! Ninguém tem nada a ver com o que você quer para a vida e normalmente as pessoas irão te puxar para o lado contrário. Não que essas pessoas não sejam amigos e amigas de verdade ou que queiram seu mal, mas os objetivos deles ou delas muitas vezes não estão alinhados com os seus. Então ninguém tem culpa de desviar seu caminho. Você é quem escolhe o que quer.

6-  Quando fizer algo que exija muito concentração e foco total, como estudar, ler, praticar um esporte, fazer um relatório ou algo do tipo, guarde seu celular na gaveta, feche as abas do seu browser e foque no que você está fazendo! Acredite, você vai se satisfazer quando terminar a tarefa e depois você pode atualizar suas conversar, facebook, instagram e etc.

7- Procure lugares apropriados para a tarefa que você vai executar. Por ex: estudar na cama, geralmente, não vai dar certo. Fique longe de lugares que podem atrapalhar sua performance ou que te desmotivem por algum motivo. 

8- Todos os dias pela manhã ou na noite anterior, faça uma lista das suas atividade. Tendo uma lista do que você precisa fazer no dia será muito mais fácil de você concluir as tarefas. Deixe essa lista em um local visível para que você possa se cobrar constantemente. Pode usar um Planner de Mesa ou uma lista de Atividades To Do. Quando finalizar a tarefa, assinale como tarefa concluída. A satisfação de concluir tarefas de dará motivação para continuar.

Aos poucos tente se organizar para usar essas dicas. Você vai ver uma diferença incrível na sua performance, seja lá no que você estiver fazendo. Tente ir mudando seus hábitos aos poucos, sem radicalismo. Você vai adorar, garanto!

 

 

Próximo

× Como posso te ajudar?