Olimpíadas 2016 – Se você tem algum objetivo específico, você pode aprender muito com os Jogos Olímpicos.

As Olimpíadas 2016 estão apenas no começo mas já podemos aprender algumas coisas importantes para nossa vida. Se você tem objetivos importantes para seu futuro, esses jogos podem ser uma grande inspiração para você.

Pode ser um concurso público, uma festa de casamento, uma prova esportiva, perda de peso ou qualquer outro objetivo. Use esse momento a seu favor.

Veja 4 lições que você pode tirar desse momento:

1- Objetivo claros que façam sentido para você.

Provavelmente 99% dos atletas que estão na Olimpíadas 2016 traçaram um objetivo bem específico. Pode ter certeza, boa parte dos atletas que nem chegaram perto de conquistar uma medalha tinham como objetivo uma colocação intermediária. Tenha um objetivo claro do que você quer, quando você quer e o quanto isso é valioso para você. O objetivo desses atletas não é dinheiro. Você vê comemorações como as que vemos nas Olimpíadas quando alguém ganha um salário? Pense bem no que você quer, o que te faz feliz. Dinheiro será consequência. Veja nosso e-book para saber como traçar uma meta.

2- Sem desculpas, se você quiser, as condições pouco importam.

Deixando de lado as grandes potências olímpicas, todos os dias vamos ver aqueles atletas com histórias heroicas, com pouca estrutura de treino e grande superação. Não necessariamente precisa ser um campeão olímpico, mas alguém que conseguiu chegar nas olimpíadas 2016. Quantas vezes você deu alguma desculpa para não fazer alguma coisa porque a estrutura que você tem não é adequada? “Meus livros estão velhos para estudar”, “Minha academia é muito escura”, “Não consigo preparar comidas saudáveis todos os dias”, etc etc etc. Tente perceber que dificilmente teremos o ambiente 100% a nosso favor. Você terá que passar por cima de alguma situações para conquistar seus objetivos. Grandes conquistas passam por cima de obstáculos pequenos.

3- Tenha uma estratégia clara de acordo com cada objetivo

Um atleta precisa conhecer seus adversário e assim ele poderá traçar uma estratégia específica para aquela batalha. Atletas em olímpicos fazem isso. Estudam os adversários e traçam estratégias específicas. As Olimpíadas 2016 mostram isso diariamente, de hora em hora. Você precisa fazer a mesma coisa, mesmo que não tenha adversários. Vai fazer uma prova? Pesquise as provas passadas daquele professor, aplicador ou concurso. Quer emagrecer? Uma batalha com você mesma? Se conheça, saiba como funciona seu dia, sua fome, sua disposição. Vai apresentar um trabalho? Pesquise sobre quem vai te ouvir e monte essa apresentação de acordo com essa audiência. Sempre tem um outro lado (mesmo que seja você mesma). Esse outro lado precisa ser estudado.

4- Concentração pode fazer a diferença entre vencer e perder

Quantos casos você já viu de atletas que se desconcentram no final de uma batalha e acabam perdendo uma medalha nos últimos segundos? Eles fizeram a lição de casa, traçaram uma boa estratégia mas perderem a concentração e deixaram escapar a medalha pois acabaram não sendo disciplinados com suas estratégias. Quando for fazer algo, faça com foco e concentração. O resultado será muito melhor do que se você ficar se distraindo com telefone, computador, televisão e etc.