5 Dicas Fundamentais de Produtividade do Dia a Dia

Use o celular a seu favor e não contra. Acredite, isso pode fazer toda a diferença na sua produtividade.

É muito comum chegarmos no fim do dia e percebermos que nosso dia passou voando e não fizemos quase nada de produtivo. Deixamos o dia nos engolir e então vem essa sensação de “não fiz nada de importante durante o dia”. Com as 5 dicas fundamentais de produtividade que vou escrever aqui, seu dia vai ser mais produtivo. Basta ter um pouco de disciplina.

1- Driblar a procrastinação

Um dos nossos maiores vilões é a procrastinação. Basicamente procrastinar é deixar de fazer algo importante para fazer algo que não é importante. Você decide que o dia seguinte vai ser um dia de estudos intensos, vai devorar a matéria ou então vai começar a academia. Eis que no dia seguinte você decide que para estudar intensamente você precisa arrumar a mesa e comprar canetas novas, ou antes de ir a academia você precisa comprar roupas novas e suplementos alimentares. Você procrastinou! Para driblar a procrastinação você precisa agir. Comece a fazer o que realmente importa, não importando outros detalhes. Após você concluir o que tinha se programado para fazer então você se dá como prêmio as canetas novas ou as roupas de ginástica.

“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.” –  Peter Drucker, autor.

2- Tenha horários para mexer no celular, afinal quem manda em quem?

O consultor de produtividade Geronimo Theml disse em um de seus vídeos que normalmente quem acorda e já vai direto para o celular sempre está enrolado e atrasado. Já fez as contas de quanto tempo você perde desde o momento que acordou até o momento que você levanta? Tudo o que você programou de acordar mais cedo, se alimentar bem, fazer uma atividade física, cai por terra. Então acorde, desligue o despertador e vá fazer o que tem que ser feito. Programe pra mexer no celular, responder e-mail, ler notícias, responder WhatsApp após as primeiras atividades que realmente importam.

Aconteça com as coisas, não deixe as coisas acontecerem com você.” – Stephen Covey, autor.

3- Separe seu dia em atividade estratégicas e atividades não estratégicas.

A definição de atividade estratégica ou não depende da vida de cada um. Se a sua prioridade é um concurso público, estudar é estratégico. Se a sua prioridade é sua carreira na sua empresa, trabalhar em assuntos relevantes é estratégico e assim por diante. Separe essas atividades estratégicas para as primeiras horas do dia que é quando você está mais atenda e concentrada. Deixe as atividades não estratégicas para a parte da tarde. Só você sabe o que é estratégico e o que não é na sua vida. Faça uma reflexão.

“Para vencer a procrastinação, faça o que te incomoda na parte da manhã, não deixe para o final de tarde, você acaba não fazendo.” – Autor desconhecido

4- Começou, termine!

Sentou para ler 30 páginas, não deixe nada te distrair. Esqueça telefone, campainha, facebook, whatsapp ou qualquer outra coisa. Eu garanto que a satisfação de começar e terminar será enorme. Além da satisfação você vai produzir muito mais. Uma forma de fazer isso é se programar para a atividade e se isolar. Guarde o celular na gaveta, feche a porta e faça até o fim. Você consegue! Antes do celular as pessoas fizeram isso durante a vida inteira. É possível.

“O seu tempo é limitado, então não gaste vivendo a vida de outra pessoa” – Steve Jobs, fundador da Apple

5- Você precisa saber para onde vai.

Sem direção podemos ir para qualquer lugar e com certeza ão seremos produtivos. Tenha metas claras e planejamento bem feito. Só assim você vai chegar em algum lugar. Acordar e não saber o que vai fazer e nem aonde quer chegar vai tornar sua vida sem propósito e consequentemente improdutiva. Caso queria dicas para construir metas e se planejar, leia nosso E-Book grátis.

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.” – Lewis Carroll, autor